Nos dias 23 e 24 de novembro de 2019 aconteceu na paróquia São João Batista, em São Pedro da Aldeia, Arquidiocese de Niterói – RJ, a jornada e módulo I de implantação das células paroquiais de evangelização.
O padre José Alves Filho, conhecido como Pe. Zito, teve uma inspiração no início do encontro baseada na parábola do semeador e nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelização do Brasil.
O processo de transição na sua paróquia será conhecido como “CÉLULAS CEM”, com base nos frutos ‘CEM por um’ narrado pelos evangelhos sinópticos e nas iniciais de: Comunidades Eclesiais Missionárias, mencionadas no documento 109 da CNBB.
Na Santa Missa da Solenidade de Cristo, Rei do Universo, onde foram investidos 09 jovens cerimoniários, o sacerdote partilhou sobre esta moção com toda a assembleia, e me deu a oportunidade de falar um pouco sobre as células e de convocar a comunidade para se envolver nesta missão.
A paróquia São João Batista tem 12 capelas e conta com um colaborador, o Pe. Nelson Siqueira Neves, que ajuda nas celebrações. Na parte na tarde o Pe. Zito lançou o desafio para o grupo de arranque, de trabalhar com afinco a partir de 2020, para que a paróquia alcance um dia o número de CEM (100) células.
Este desejo está expresso no Cerco de Jericó, que começou a noite após o término do encontro. A segunda intenção do ‘cerco’ é para que a paróquia se torne “um enorme celeiro de Comunidades Eclesiais Missionárias conforme as DGAE 2019 – 2023”.
Que esta semente das células de evangelização possa cair na terra boa dos corações dos paroquianos do Pe. Zito para que os frutos ‘CEM por um’ se multipliquem para além do território paroquial, como um sinal a partir do testemunho de paróquia evangelizada e evangelizadora. Que outras paróquias do Vicariato Lagos possam ser alcançadas com seus 170 bairros e até mesmo a Arquidiocese com as 81 paróquias.
Rezemos ao Senhor para que a missão avance por intercessão de São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora que são, respectivamente, padroeiro e copadroeira da Arquidiocese de Niterói. Amém!
Por Adir Magno
Consultor Católicos em Células – RJ