Publicado em 16/12/2020
Estamos terminando 2020, ano que infelizmente ficará marcado em nossa memória pelos tristes ocorridos da pandemia de coronavírus, ano que para nós, Católicos em Células, também ficará marcado pela não ocorrência de nosso Congresso Brasileiro por motivos óbvios. Também neste ano ocorreu algo que marca o Sistema de Células; após um ano do falecimento da tão competente secretária do Organismo Internacional de Células Paroquiais de Evangelização, Paola Marangionne, o que mostrou-se como um duro golpe, visto a precoce e inesperada ocorrência, então, em 19 de novembro deste ano, quis o Senhor recolher para Seu Reino o caríssimo Pe. PiGi Perini, fundador e presidente vitalício do Organismo Internacional. Seguiu para o céu aos 91 anos, deixando após si um lindíssimo testemunho de vida e de amor a evangelização.
Nasceu na capital lombarda em 17 de janeiro de 1929, foi ordenado sacerdote na Catedral de Milão em 27 de junho de 1954. De 1954 a 1955 foi vice-reitor do Arcebispado de Tradate, de 1955 a 1956 vice-reitor do Arcebispado de Seregno, de 1956 a 1958 vigário paroquial em Milão – San Giorgio, de 1958 a 1977 vigário paroquial em Milão – San Marco. Assim, desde 1977, pároco de Sant’Eustorgio, onde, em 1986, nasceu a sua iniciativa mais conhecida: a experiência das células paroquiais de evangelização, nascidas do sonho de ajudar todos – sacerdotes e leigos – a descobrirem-se como missionários na vida, na cultura, no mundo de hoje. Conheceu o “sistema de células paroquiais de evangelização” praticado e vivido na comunidade paroquial de S. Bonifácio, em Pembroke Pines, Flórida, onde o Pe. Michael Eivers era pároco. Imediatamente Pe. PiGi reconheceu o sentido daquela novidade do Espírito: a paróquia que se torna verdadeiramente “família de Deus”, casa fraterna e hospitaleira onde todos são acolhidos e onde todos, no seu estado, com os seus “talentos”, são chamados à missão evangelizadora.
Pe. PiGI esteve no Brasil em 2008 e logo acolheu nossa experiência, reconhecendo-a como autêntica, abriu-nos as portas da comunhão com o Oragnismo Internacional e nomeou-me como Promotor Brasileiro para o Sistema de Células em 2014.
Temos a esperança de que Pe. PiGi nos aguarda no Paraíso e que, juntamente com “Paoletta”, agora trabalham em favor das células do mundo todo numa dimensão mais poderosa e abrangente… rezemos por isso.
O tempo seguiu e então o Organismo precisou dar um passo estatutário, eleger um novo presidente e sua equipe, o que ocorreu no dia 10 de dezembro, tendo sido eleito o Pe. Paul Fenech, da ilha de Malta, que já era vice-presidente, para agora suceder Pe. PiGi como novo Presidente do Organismo Internacional de Células. Foi também eleito para a vice-presidência o Pe. Gian Matteo Botto, da Diocese de Roma e ainda oficializou-se a escolha de Stefania Sanfelice, de Milão, como nova secretária.
Portanto, trago a todos estas notícias internacionais para que nos unamos em oração e trabalho a fim de que as células no Brasil sigam um caminho eclesial maduro e duradouro, crescendo e multiplicando.
– – –
Aproveito o momento para pedir a todos que nos unamos em oração por todos os que de alguma maneira estão sofrendo com esta pandemia e particularmente peço orações pelo Pe. Fábio Lopes, scj, pároco em Formiga (MG) e vice-presidente da Agência Católicos em Células, que infelizmente foi acometido deste vírus e acabou adoecendo juntamente com seu vigário paroquial. Graças a Deus tem estado bem, mas conta com nosso apoio.
No mais, desejo a todos um santo e feliz Natal esperando que o próximo ano seja melhor e possamos nos encontrar sem restrições.
No amor do Ressuscitado,
Sandro Fatobene Peres
Promotor Nacional do SCPE